quarta-feira, 30 de maio de 2007

Comidinhas: Rondelli + Pão Delícia

Embora eu nunca tenha tido muita facilidade para cozinhar, sempre gostei da coisa. O problema que me aflige e é o causador de todas as tragédias culinárias que eu já protagonizei é, sem sombra de dúvidas, a distração. Lá estou eu, fazendo um simples brigadeiro, quando me pego a pensar na vida, no universo e em tudo o mais (ho!); o resultado é brigadeiro queimado, claro. E se isso acontece com um docinho fácil de fazer como o brigadeiro, dá pra imaginar que quando o número de ingredientes e etapas aumenta, a probabilidade de sair alguma coisa errado também é bem maior.

Recentemente, decidi que não era mais possível a situação continuar assim. Eu não sou daquelas que acha que a mulher moderna não precisa mais cozinhar e coisa e tal, muito pelo contrário! Portanto, pensei, tenho que aprender a fazer coisas mais complexas que um espaguete com molho de caixinha (eu, no entanto, AMO molho de caixinha e não pretendo largar essa paixão tão cedo). Meu primeiro almoço para a família foi o do Dia das Mães, e ele foi um sucesso, o que me incentivou a continuar o projeto (isso é um projeto, certo? Podia até ter sido uma resolução de Ano Novo).

Após todo esse preâmbulo, apresento o meu segundo almoço de domingo: Rondelli de presunto e queijo feito com massa de pastel, receita tirada do Doce Casinha. Adoro uma massinha e essa parecia tão fácil de fazer e tão gostosa que eu não tive dúvidas quando minha mãe perguntou o que eu ia fazer. Ficou uma delícia mesmo e todo mundo aprovou, até o namorado! Para acompanhar, uma carninha assada feita pela minha mãe.

Mais cooking...


No dia anterior, tinha feito um pãozinho também recheado com presunto e queijo (overdose, hein) que ficou bem bom, mesmo eu tendo esquecido de colocar SAL, tirar as sementes do tomate e pincelar gema para dar uma corzinha. Hum, cozinheira amadora tem dessas, né? Olha a foto aí:

Cooking...


Para quem quiser, aí vai a receita...

PÃO DELÍCIA

Ingredientes massa:
1 ½ xíc. chá de leite
1 xíc. café de óleo
1 colh. sopa de fermento biológico
1 colh. sopa de açúcar
1 ovo
1 pitada de sal
Farinha de trigo suficiente
1 gema para pincelar

Ingredientes recheio:
150g de presunto picado
150g de mussarela picada
2 tomates picados
Sal, orégano e cheiro-verde

Modo de preparo:
Dissolva o fermento no leite e junte o óleo, o açúcar, o ovo e o sal. Aos poucos, acrescente a farinha de trigo e sove até que a massa se solte das mãos. Deixe crescer por 30 minutos. Misture todos os ingredientes para o recheio e reserve. Após crescida, abra a massa com rolo e recheie. Enrole e deixe de crescer novamente. Pincele com gema e leve para assar em forno pré-aquecido até corar.

Um comentário:

Silvia Arruda disse...

Nana!!! Seus rondellis ficaram lindos!! Adorei de vc ter feito!! Claro que não me importo de linkar o Doce Casinha, até fico orgulhosa disso!! Obrigada pelo carinho e volte sempre ao meu blog!!
Beijos! :-**